sábado, 9 de fevereiro de 2013

REGULAMENTO DO CAMPEONATO CEARENSE DE CICLISMO CROSS COUNTRY 2015 - MOUNTAIN BIKE XCO


REGULAMENTO DO CAMPEONATO CEARENSE DE CICLISMO CROSS COUNTRY - MOUNTAIN BIKE XCO - 2015


Este Regulamento é baseado nas normas da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) e FCC (Federação Cearense de Ciclismo), adaptadas a realidade da nossa região.
O atleta só estará concorrendo ao CAMPEONATO CEARENSE DE MTB XCO e RANKING ESTADUAL E NACIONAL DE CICLISMO CROSS COUNTRY, após a sua filiação e pagamento da licença desportiva nacional 



INSCRIÇÕES
Poderão ser feitas nos postos autorizados até a o último dia útil que antecede cada etapa ou no sábado na secretaria de prova no local do evento.
Não haverá valor mínimo ou máximo para o campeonato, ficado a critério de cada organizador.



CONTATOS
Fone: 85-96096588
fcc.org@gmail.com


CAMPEONATO
O Campeonato Cearense de Mountain Bike 2015 será disputado em 04 etapas seguindo a seguinte ordem:

1ª-  22 DE MARÇO - SOBRAL;
2ª- 26 DE ABRIL COPA SERRA SERTÃO XCO - PACOTI ; 
3ª- 24 DE MAIO – COPA SERRA SERTÃO XCP ITAPAJÉ;
4ª- 21 DE JUNHO  – DESAFIO DAS SERRAS DA MERUOCA;

Obs: Não haverá descarte.


RANKING
O Ranking Cearense de Mountain Bike, que incluirá as provas realizadas pela FCC e sendo o principal critério, para que o atleta possa ocupar uma vaga na Seleção Cearense de Mountain Bike 2015, e participação no campeonato brasileiro.


CALENDÁRIO
O calendário oficial 2015 está sujeito a alterações de acordo com resoluções ou decisão do corpo diretor da FCC ou CBC.



EQUIPES
Os interessados em inscrever uma equipe no campeonato deverão entregar a relação dos integrantes, em formulário fornecido pela FCC até o prazo limite que antecede cada etapa.
O pagamento das inscrições das equipes fica na responsabilidade do seu dirigente, devendo ser feito em um único.
As Equipes deverão ter o mínimo de 4 (quatro) e o máximo de 8 (oito) atletas, com uniforme padrão ostentando suas cores ou da agremiação.
Só pontua para equipe os 3 primeiros colocados de cada categoria, sendo que não fica limitado o uso de atletas numa mesma categoria.
Após a inscrição do número máximo permitido, as equipes ficam proibidas de substituir algum atleta no decorrer do campeonato.
O atleta após iniciar o campeonato por uma equipe, não poderá se transferir para outra, mais poderá disputar de forma individual.



CATEGORIAS
Juvenil (14 a 16 anos)
Júnior (17 a 18 anos)
Sub-23 (19 a 22 anos)
Sub-30 (23 a 29 anos)
Máster A1 (30 a 34 anos)
Máster A2 (35 a 39 anos)
Máster B1 (40 a 44 anos)
Máster B2 (45 a 49 anos)
Máster C1 (50 a 54 anos)
Master C2 (55 a 100 anos)
Elite Feminina
Elite Masculina
Estreante Masculino
Estreante Feminino

Obs: Leva-se em consideração a idade que o atleta tiver em 31 de dezembro de 2015.


LARGADA
O Campeonato Cearense de Mountain Bike 2015 será informatizado, portanto os atletas no dia da prova já devem está todos inscritos e com seu numeral que será o mesmo para todas as etapas, caso o atleta perca, danifique ou esqueça deverá fazer a compra de outro numeral ao preço de R$ 10,00 (dez reais).
O atleta sem a identificação numérica será desclassificado.
Abriremos os trabalhos do dia com a vistoria técnica e assinatura da sumula que se encerra 30 minutos antes da largada.

As provas terão um tempo médio estimado de 1h30m PARA ELITE, atingindo este tempo à organização pode da por encerrada a competição.
O número de voltas será determinado tendo como base a volta de um atleta de alto nível, a regra é: Quando o primeiro atleta completar o número definido de voltas da prova, a competição está encerrada, ficando os demais obrigados a pararem no término de sua volta, valendo sua posição de momento. O número de voltas oficiais será informado no congresso técnico.



PONTUAÇÃO ESTADUAL
Serão aferidos aos 10 primeiros colocados de cada categoria, nas seguintes proporções:
1º 15 pontos     6º 06 pontos
2º 12 pontos     7º 05 pontos
3º 10 pontos     8º 04 pontos
4º 08 pontos     9º 03 pontos
5º 07 pontos     10º 02 pontos


Obs¹: Após o 10º colocado, o atleta receberá 1 (um) ponto bastando passar na cronometragem após uma volta completa.


CRITÉRIO DE DESEMPATE
01 Número de vitórias

02 Números de participações
03 Melhor resultados na última prova



SINALIZAÇÃO
O percurso será claramente demarcado com telas, fitas, spray, cal e setas.
Setas indicaram o caminho certo a seguir, quando apareceram de forma invertida, ou seja, para baixo anunciaram uma situação de perigo, sendo uma seta invertida perigo, duas setas situação muito perigosa e três setas indicação de alto risco.
Um sinal de X indicará uma direção errada.
Outros sinais serão usados para indicar situações como: riachos, pontes, área de apoio, etc.



TREINOS LIVRES OFICIAIS
Desde que possível à organização marcará um horário para treinos oficiais e reconhecimento de percurso, fica determinado que todos os atletas devem estar uniformizados com todos os itens de segurança obrigatórios e numeral de sua bike. O não cumprimento deste item implicará em punição, o atleta largará no final do pelotão após 1 (um) minuto da largada oficial.



ÁREA DE APOIO
A organização da prova demarcará uma zona na quais os atletas poderão receber apoio mecânico e alimentar de suas equipes.
O atleta deverá levar consigo de maneira segura, desde que não ponha em risco a integridade de outros atletas e público, ferramentas, câmaras e peças.
Qualquer atleta que for pego recebendo apoio mecânico ou alimentar fora da área de apoio será desclassificado sem direito a apelação.
O atleta não poderá trocar de bicicleta durante a prova, ficando permitida a troca de assessórios tais como roda, câmbios etc. (desde que na área demarcada).
Fica proibida a comunicação via rádio entre atleta e qualquer outra pessoa dentro ou fora da prova.



IMPORTANTE
É obrigatório o uso de capacete e sapatilha ou tênis inclusive durante os treinos livres, aconselha-se o uso de luvas, short e camiseta de ciclismo.
Os atletas devem respeitar os fiscais, organizadores e público sob pena de desclassificação.



RECURSOS E RECLAMAÇÕES
Os recursos sobre o resultado ou andamento da prova deverão ser encaminhados por escrito de forma respeitosa ao representante da prova (individualmente caso o atleta não tenha equipe) até 15 minutos após a divulgação do resultado oficial, acompanhado de uma taxa de R$ 50,00 (cinquenta reais) em espécie a qual será devolvida caso haja comprovação de veracidade dos fatos. Se por ventura a reclamação incluir algum dos premiados á cerimônia de premiação será atrasada até que seja julgada pelos membros da organização da prova.
Os casos omissos deverão ser julgados pela comissão organizadora.



PREMIAÇÃO
A cada etapa serão premiados os 3 (três) primeiros colocados de cada categoria. Serão premiados também os 3 primeiros colocados da Super Elite e os 3 primeiros colocados da Super Master.
Obs.: Fica estabelecido que o atleta que não tiver presente no momento da cerimônia de premiação perde o direito ao prêmio, salvo em situação adversa com justificativa comprovada. Porém, não perderá os pontos adquiridos.
Não será permitido que o atleta suba no pódio sem camisa ou descalço sob pena de desclassificação.
CONFRATERNIZAÇÃO
Ao final do campeonato os três melhores colocados de cada categoria e as três melhores equipes receberão troféus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário